Elabore sua estratégia de adaptação
Algumas dicas antes de começar:
- Lembre-se que este planejamento pode e deve integrar outros processos de planejamento já existentes.
- Mantenha um registro completo dos processos e decisões para garantir que outras pessoas possam entender, acompanhar e monitorar o caminho percorrido e as suposições assumidas para a tomada de decisão.
- Lembre-se, será necessário lidar com incertezas neste processo. É importante que as suposições sejam robustas, embasadas em fontes confiáveis e fiquem registradas. Ao mesmo tempo, as incertezas não devem ser argumento para a inação!
- A adaptação deve ser compreendida como um processo contínuo e não linear. Assim revisite as fases de forma sistemática, incorporando os aprendizados, inovações e o entendimento crescente sobre os riscos climáticos.
- Tenha em mente a lista de tarefas e utilize os conteúdos, dados climáticos e contatos disponíveis na AdaptaClima para embasar suas ações a cada etapa.
- Aplique os princípios de boa adaptação, para gerenciar riscos e garantir um processo de adaptação eficaz.
As fases a seguir apresentam uma maneira didática de como planejar e desenvolver estratégias, projetos, iniciativas e medidas de adaptação à mudança do clima. O conteúdo exposto é baseado em ferramentas para elaboração de estratégias de adaptação de diferentes organizações e para públicos diversos.
Preparação e engajamento | Análise de impactos e vulnerabilidades | Elaboração do plano de ação | Implementação e monitoramento |
Recomendamos se aprofundar no tema com o apoio de planilhas e materiais mais detalhados, acessando as ferramentas abaixo:
- GVces: Ciclo e Ferramenta para estratégias de adaptação para sociedade civil e setor empresarial
- Climate-ADAPT: Ferramenta de Suporte à Adaptação (em inglês)
- ICLEI Oceania: Kit de Ferramentas de Adaptação para Governos Locais (em inglês)
- PNUMA: Ferramenta PROVIA (em inglês)
- UKCIP: Adaptation Wizard (em inglês)