Plataforma de Conhecimento em Adaptação à Mudança do Clima
Home > Elabore sua estratégia de adaptação

Elabore sua estratégia de adaptação

 Algumas dicas antes de começar:

  • Lembre-se que este planejamento pode e deve integrar outros processos de planejamento já existentes.
  • Mantenha um registro completo dos processos e decisões para garantir que outras pessoas possam entender, acompanhar e monitorar o caminho percorrido e as suposições assumidas para a tomada de decisão.
  • Lembre-se, será necessário lidar com incertezas neste processo. É importante que as suposições sejam robustas, embasadas em fontes confiáveis e fiquem registradas. Ao mesmo tempo, as incertezas não devem ser argumento para a inação!
  • A adaptação deve ser compreendida como um processo contínuo e não linear. Assim revisite as fases de forma sistemática, incorporando os aprendizados, inovações e o entendimento crescente sobre os riscos climáticos.
  • Tenha em mente a lista de tarefas e utilize os conteúdos, dados climáticos e contatos disponíveis na AdaptaClima para embasar suas ações a cada etapa.
  • Aplique os princípios de boa adaptação, para gerenciar riscos e garantir um processo de adaptação eficaz. 

As fases a seguir apresentam uma maneira didática de como planejar e desenvolver estratégias, projetos, iniciativas e medidas de adaptação à mudança do clima. O conteúdo exposto é baseado em ferramentas para elaboração de estratégias de adaptação de diferentes organizações e para públicos diversos. 

       
Preparação e engajamento Análise de impactos e vulnerabilidades Elaboração do plano de ação Implementação e monitoramento

Recomendamos se aprofundar no tema com o apoio de planilhas e materiais mais detalhados, acessando as ferramentas abaixo: