Plataforma de Conhecimento em Adaptação à Mudança do Clima
Home > Sobre a plataforma

Sobre a plataforma

Projeto AdaptaClima Comitê Gestor e Parceiros do Projeto Governança Atual Contato

A mudança do clima já é uma realidade e seus impactos e desdobramentos na sociedade e na economia brasileira estão se tornando amplamente conhecidos. É urgente a criação e implementação de estratégias de adaptação em âmbito global, nacional e local. 

Nesse contexto, surge um desafio que é o acesso a informações de qualidade, atualizadas e confiáveis sobre mudança do clima e adaptação no Brasil. O conhecimento é um recurso necessário para que pessoas e organizações, em estágios distintos, possam utilizar para levar a cabo suas estratégias de adaptação e tomar decisões com embasamento para a melhor capacidade adaptativa do grupo, empresa, população ou localidade em questão.

Lançada em dezembro de 2017, a AdaptaClima foi criada com o objetivo de contribuir para a superação dessa lacuna de conhecimento e para o alcance do 1º objetivo do Plano Nacional de Adaptação, que prevê entre suas metas uma “plataforma online de gestão do conhecimento em adaptação criada e disponível à sociedade”.

Matriz Lógica da AdaptaClima (GVces, 2017)

Além da disponibilização de conteúdos sobre adaptação, a plataforma visa promover a interação dos provedores e usuários de conhecimento. Ao criar um perfil na AdaptaClima, o usuário pode indicar conteúdos, avaliar o conteúdo disponível, disponibilizar seu contato, ter acesso a contatos de profissionais cadastrados, além de receber informes conforme seus interesses.

É uma plataforma aberta à sociedade como um todo. Como público prioritário, tem-se gestores do setor público, privado e terceiro setor que precisam de informações relacionadas à adaptação à mudança do clima para a tomada de decisão e implementação de ações no território.

Projeto AdaptaClima (2016-2017)

A criação e o desenvolvimento da plataforma AdaptaClima foram coordenados pelo Ministério do Meio Ambiente, implementados pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP (GVces) e pelo Instituto Internacional pelo Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED), com o apoio do Conselho Britânico por meio do Fundo Newton. A construção da plataforma foi um processo colaborativo no decorrer de 2016 e 2017, com mais de 65 organizações participantes no Brasil e no Reino Unido. São elas:

Comitê Gestor do Projeto AdaptaClima

Atores-Chave

Colaboradores

Atores-Referência do Reino Unido e Europa

  • 2020 Climate Group
  • Adaptation Scotland/ Sniffer
  • Climate Challenge Fund
  • Climate and Development Knowledge Networn (CDKN)
  • Climate Knowledge Brokers Group (CKBG)
  • Climate UK/London Climate Change Partnership
  • ClimateXChange
  • Environment Agency 
  • Environmental Change Institute at Oxford
  • Grantham Institute
  • Institute of Development Studies
  • Royal Botanic Gardens Edinburgh
  • UK Climate Impacts Programme (UKCIP)
  • We Adapt 

Para mais informações sobre o processo colaborativo de construção da plataforma AdaptaClima, acesse: www.gvces.com.br/adaptaclima

 

Governança da Plataforma AdaptaClima

A partir do processo colaborativo junto a atores-chave e colaboradores, por meio de workshops e consultas remotas, foi desenhado o organograma que reflete as atividades necessárias para a operacionalização da AdaptaClima:

Organograma de atividades para operacionalização da AdaptaClima
Organograma de atividades para operacionalização da AdaptaClima (GVces, 2017)

Coordenação, gestão e operação

Desde o lançamento da AdaptaClima para o público, a plataforma é coordenada e operada pelo Ministério do Meio Ambiente, sendo este responsável por sua manutenção, atualização dos conteúdos e relacionamento com os usuários, mobilização dos atores, entre outras ações de comunicação e articulação para manter a AdaptaClima relevante e efetiva em seu propósito.

Parcerias AdaptaClima 2018

A operação da plataforma também conta com o apoio de 26 organizações parceiras, tanto parceiros temáticos (que apoiam na avaliação e atualização de conteúdos e temas prioritários), quanto parceiros mobilizadores (que apoiam na divulgação da plataforma em eventos, redes sociais, e mapeamento de informações para newsletter). Estes são:

Comitê Consultivo

A coordenação da AdaptaClima conta com o apoio de um Comitê Consultivo formado por até 15 especialistas, atuantes em áreas correlatas à adaptação à mudança do clima, dos seguintes setores: governo federal; governos estaduais e municipais; setor empresarial;  terceiro setor; academia; cooperação internacional. O objetivo do Comitê é “orientar a equipe de coordenação na gestão da plataforma, aportando conhecimento técnico, aprendizados a partir das experiências profissionais e recomendações estratégicas e conectando a plataforma com outras organizações e redes a partir da base de contatos dos membros”.

Em breve, o Regimento Interno do Comitê e seus Membros serão divulgado aqui.

Contato

Para dúvidas e sugestões, entre em contato conosco:  plataforma.adaptacao@mma.gov.br

Rede AdaptaClima

Conecte-se e colabore com a plataforma.

faça parte!

Interface de Dados

Acesse o mapa interativo e fichas analíticas que trazem
dados iniciais para o planejamento e atuação em adaptação

Navegue agora!

Biblioteca de Conteúdos

212

Conteúdos organizados por tema, público alvo, escopo geográfico e fase da estratégia de adaptação.